sábado, 19 de setembro de 2015

CAVALOS MARINHOS & CACHACEIROS



Viajar é tudo de bom. Viajando a gente ouve, vê e apalpa coisas que até deus duvida. E isso vale para a minha experiencia em Amargosa, cidade do Vale do Jiquiriçá, na Bahia. Eu fui visitar uma amiga e ir ao mercado publico da cidade foi um passeio obrigatório. Eu gosto de ir aos mercados públicos e feiras das cidades em que eu vou conhecer. Faço isso a muito tempo, creio que desde que nasceu a minha primeira filha.A gente conhece as pessoas mais incriáveis do lugar. e sem contar que temos a chance de ver as frutas e os vegetais da região in natura, quase. E foi assim. Depois que saímos do mercado público, eu, e um amigo da minha amiga (paulistas), onde a gente acabou comprado alho macho para afastar "mal olhado", nos deparamos com uma senhora, bem humorada, falante e linda. Ela estava vendendo ervas medicinais numa das ruas centrais de Amargosa, coisa que faz semanalmente. Mas eu choquei com a cena do cavalo marinho seco, coitadinho. Eu perguntei para ela para que ele serve e ela me disse que o cavalo marinho seco serve para fazer o cachaceiro parar de beber! Eu perguntei de onde ele vinha, o cavalo marinho e ela respondeu assim :
- "Ele vem de longe, filha." Sim, claro, pois Amargosa está bem distante do Oceano, habitat do bichinho. Ai eu perguntei qual era o preço do seco cavalo marinho e ela respondeu : "Cinquenta reais!"
Sai dali com tudo na cabeça e com dó do Cavalo marinho, que é tão bonitinho la embaixo d'água se movendo como se dança alguns pontos do candomblé!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

POSTAGEM SEM FOTOS NA DONA DA CATRACA!

Porque para falar do que aconteceu ontem comigo na Prefeitura do Recife só deve ter as imagens gravadas la nas câmeras do saguão de recepção da dita cuja!
Eu cheguei por volta das 11 horas no prédio da Prefeitura para adquirir um documento especifico. Fui atendida por um  rapaz jovem estagiário, de cabelos cortados bem modernos , arrepiados e tingidos entre branco e amarelo claro, sobrancelhas feitas delineadas levemente e olhos levemente sombreados, calça bem justa,  o que  tinha de bem vestido tinha de mal humorado.Mas esse não é o ponto, pois me deram uma senha para entrar na repartição que eu desejava ir que fica no sexto andar Mas quem disse que queriam me deixar entrar pela catraca? Porque eu estava vestida simplesmente com uma bermuda jeans que ia abaixo dos meus joelhos! Ai eu disse que eu ia resolver uma coisa muito importante para mim e que eu não morava perto do edifício da prefeitura para simplesmente voltar em casa trocar a roupa e voltar, pois nessa repartição o horário de atendimento vai até as 13 horas. Nada e nenhum argumento convenceu a dona da catraca a me liberar. Ai eu ameacei tirar toda a minha roupa ali mesmo, e já fui pela blusa... a dona da catraca ficou apavorada e me fez voltar a falar com os jovens estagiários, estes disseram que nada podiam fazer, pois é uma norma da prefeitura de Recife impedir o atendimento a quem venha vestido de bermudas ( SENDO QUE O CALOR DE RECIFE É INFERNAL!).Mas eu ai fui argumentar com eles e até propus que um deles fosse até o banheiro comigo e trocássemos as vestimentas, então um pediu para eu esperar para falar com o CHEFE. O chefe foi chamado, chega, eu argumento. Ele pega um telefone, fala com o super chefe e ai me leva até o elevador! 

Isso tudo por causa de uma bermuda?
E as arvores que eles andam destruindo por toda a cidade?
E os imensos buracos parecidos com crateras que tem por todas as avenidas da Cidade?
E a falta de calçadas para pessoas andarem em paz?
E a sujeira do centro da cidade?
E tantas outras mazelas que não são realizadas  e que agora "eles" justificam com a palavra mágica que a Globo criou chamada "crise"!

Haja paciência....
Será que é um estado de trevas chegando?